terça-feira, 24 de março de 2015

GUINÉ-BISSAU CONTA COM 16 FUTEBOLISTAS NA LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

IMAGENS DOS FUTEBOLISTAS NACIONAIS NO SOLO LUSO
A Guiné-Bissau conta nesta presente época desportiva (2014-2015) com 16 futebolista na primeira liga Portuguesa de Futebol e um treinador adjunto que trabalha no Nacional de Madeira de nome José Augusto Araújo de 54 anos de idade, segundo dados apurados pelo ‘O GOLO GB’.
Enquanto na segunda liga portuguesa consta maior número em relação a primeiras, que são 19 futebolistas naturais da Guiné-Bissau.
Nestes 16 atletas nacionais que actuam na primeira liga portuguesa de futebol, nenhum deles jogam no actual campeão e líder do campeonato, Sport Lisboa e Benfica e o vice líder da prova futebol clube de Porto.
Estes jovens jogadores que estão em Portugal, alguns são as pedras fundamentais da selecção nacional, como caso de Cícero, Sami, Ivanildo Soares Cassama, Lassana Camará (Sana), Luciano Teixeira (Ditcha), João Mário, Zezinho, Eridson Mendes Umpeça e Ansumane Junior.
Ainda existe outros que nunca tiveram oportunidade de envergar a cores da selecção de todos nós que é liderado este momento por técnico português, Paulo Torres.
Como caso de Carlos Mane, Judilson Mamadu Tuncara Gomes (Pele), Danilo Pereira, Gerso Fernandes, Yazalde Gomes Pinto, Ederzito António Macedo Lopes (Eder) e Aldair Adulai Djaló Baldé.
Apesar este grosso número de futebolistas, a selecção nacional de futebol, não compete a sete meses, depois do último encontro frente ao Botsuana, na segunda mão das pré-eliminatórias, onde ficou afastada de fase de grupos da taça das nações africanas 2015, desde então não existe uma selecção nacional.
Aqui a lista dos futebolistas nacionais que actuam na primeira liga Portuguesa de Futebol neste presente época desportiva:
-Cícero Casimiro Sanches Semedo (Paços Ferreira),
-Carlos Mané (Sporting),
-Lassana Camará (Sana) e Ederzito António Macedo Lopes(Eder)-(Sp.Braga),
-Leocísio Julio Sami (Vitoria de Guimarães),
-Judilson Mamadu Tuncara Gomes (Pele), Abel Camará e Dalcio Gomes (Belenenses),
-Gerso Fernandes (Moreirense),
-Danilo Pereira (Maritimo),
-Tijane Freitas Reis (Estoril Praia),
-Ivanildo Soares Cassama (Académica),
-Tomas Soares Dabó (Arouca),
Piqueti Djassi Brito Silva e Yazalde Gomes Pinto (Gil Vicente),
-Aldair Adulai Djaló Baldé (Penafiel).
Em relação os que actuam na segunda divisão, são:
-Luciano Teixeira (Ditcha) e João Mário vulgo jamari (Chaves),
-Mamadu Samba Candé e José Luís Mendes Lopes (Zezinho) (Sporting B),
-Flávio Silva, Romário Baldé e Sancidino Malam da Silva (Benfica B),
-Agostinho Soares entres amigos Inconcó (Sp.Covilha),
-Braima Candé e Ansumane Junior (Ansu) (Freamunde),
-Daniel Fernandes Jalo (União de Madeira),
-Mamadú Candé (Portimonense),
-Leonel Alves e Jaime Reis Simões Seide (Oriental),
-Wilson Manafa (Beira-Mar),
-Eridson Mendes Umpeça (Academico de Viseu),
-Carlos Califo Seide (Farense),
-Mutaro Embaló (Atletico),
-Nanissio Justino Mendes Soares entre amigos Nani (Trofense).
Segundos os últimos dados actualizados, o numero de futebolistas provenientes de países da lusofonia a actuar na liga portuguesa de futebol caiu 37 por cento na época 2012-2013 para 138, sobretudo devido á redução do numero de brasileiros.
As equipas portuguesas inscreveram na época passada (2013-2014), um total de 104 futebolistas do Brasil, 14 de Cabo Verde, 10 da Guiné-Bissau, seis de Angola, dois de Moçambique e dois de São Tomé.
Os jogadores da Guiné-Bissau no principal escalão do futebol português passaram de 12 para 10 nesta época e um dos futebolistas que deixou de contar para a estatística foi o protagonista do verão-Bruma, que saiu do Sporting para Galatasaray.

Por: Alison Cabral/O Golo-Gb

0 comentários:

Postar um comentário