segunda-feira, 23 de março de 2015

ACADEMIA VALUSA: ESPELHO DA EVOLUÇÃO DO FUTEBOL GUINEENSE

LANCE DE JOGO ENTRE VALUSA E ANOPISA
O centro de treinos da Academia de Futebol Valdomar Tchongo e Luís dos Santos (VALUSA) situado no Bairro Militar é um verdadeiro espelho da evolução do desporto-rei guineense. Conta actualmente com quatro camadas de jovens em formação: infantis, iniciados, juvenis e juniores, cada uma delas constituída por 20 atletas, provenientes de diferentes bairros da cidade de Bissau, nomeadamente de Plack1 e Plack2, Enterramento, Quelélé, Cuntum Madina e São Paulo. A camada de “escolinhas” tem 18 crianças oficialmente inscritas, mas existem outras que querem tentar a sorte de um dia fazer parte da academia dirigida pelo jornalista Valdumar Tchongo (vulgo Valdo).
Academia VALUSA começou os seus trabalhos em 2012, a partir de uma iniciativa que visava minimizar o sacrifício dos miúdos do Bairro Militar apaixonados pelo futebol, que outrora eram obrigados a deslocarem-se a pé até ao Estádio Lino Correia para jogar o futebol.
“O percurso que faziam a pé até ao centro da cidade prejudicava bastante o seu rendimento. Mesmo para os que tinham grandes potencialidades futebolísticas acabavam por ser excluídos das equipas onde treinavam por não terem correspondido às expectativas dos treinadores”, explicou a O Democrata o vice-presidente da VALUSA, Valdumar Tchongo.
Tchongo e os demais dirigentes acharam por bem rentabilizar espaços abandonados no referido bairro para a prática desportiva e implementar a ideia de uma academia. Isso evitaria que os miúdos tivessem que se deslocar para muito longe do seu bairro, da sua casa e dos seus pais para a prática do futebol.
VALUSA já colocou no mercado português dois dos seus jogadores, nomeadamente Emerson e Romísio que foram testados pelo Futebol Clube de Porto em Portugal. Emerson apurou nos testes, mas o Romísio, apesar do sucesso no teste, não ficou. O regresso do Romísio teve a ver com a sua chegada tardia ao Porto, mas também houve umas falhas administrativas. Porém Valdo garantiu que os responsáveis da academia estão a tratar do assunto para que o miúdo possa voltar à cidade invicta.
No início de 2014, VALUSA conseguiu colocar um terceiro jogador na Europa, graças ao empresário guineense, Eusébio. Trata-se de Joelson Fernandes (vulgo Jó) que se encontra em formação nas ecolas do Sporting. Jó é actualmente uma das promessas das canteiras dos leões e uma referência da VALUSA em Portugal e no Velho Continente. Segundo Valdo há um grupo de miúdos que poderá deixar o país a curto prazo se tudo correr como planeado.
Apesar das enormes dificuldades, a equipa da reportagem de O Democrata descortinou muita alegria nos rostos das crianças admitidas no centro. É esta alegria que constitui a força que move o presidente da academia, Luís Itchi, o vice-presidente Valdo bem como os dois técnicos que orientam as equipas, designadamente, Arafam Mané (vulgo Sissé) da equipa das Escolinhas e Alfucene Camará responsável pelas camadas de infantis e iniciados.
O Golo-GB/ Jornal O Democrata GB
Fotografia: Marcelo N’Canha Na Ritchi


0 comentários:

Postar um comentário