sexta-feira, 4 de setembro de 2015

55 MILHÕES DEIXA GUINÉ-BISSAU FORA DOS JOGOS AFRICANOS DE CONGO

Abre-se hoje a XI Edição dos Jogos Africanos Congo Brazzaville 2015, com o habitual desfile das delegações dos países participantes, mas sem a presença da delegação da Guiné-Bissau, devido a falta de verba para a sua deslocação.

Foto Arquivo - Jogos Olímpicos de Pequim
Por cá dentro, as Federações de Luta Livre, Judo, Atletismo e de pessoas portadoras de deficiência ainda não têm os 55 milhões de francos CFAS necessários para garantir a sua presença nos Jogos Africanos de modalidades, a decorrer no Congo a partir de dia 13 deste mês.

Os atletas estão a treinar há mais de três meses, mas sem, no entanto, saber se terão condições ou não para viajar, já que o país continua sem governo.

Por exemplo, os campeões africanos Taciana Lima Baldé, na categoria de judo, e Augusto Midana na luta livre, estão frustrados com a situação.

Falando à Rádio Jovem, Augusto Dias Gomes, treinador dos atletas deficientes queixa-se da falta de dinheiro para que a caravana guineense possa deslocar-se ao Congo.

Dias Gomes, director técnico da Federação dos Deficientes, refere ainda que a situação da incerteza está a colocar os atletas em ambiente de desmotivação.

Em reacção a situação, o director-geral dos desportos do Governo demitido, Carlitos Costa, admite que para já há pouca possibilidade de a caravana se deslocar a Congo, devido a crise que afecta o país.

Segundo Carlitos Costa, a caravana guineense nas modalidades de Jugo, atletismo, luta livre e pessoas portadoras da deficiência não se deslocou a Congo Brazzaville até agora, porque não há ainda garantias financeiras por parte da prematura para que as federações possam viajar para Congo, facto que pode prejudicar o desempenho dos atletas do país, depois de três meses a treinar.

Até ontem ainda decorriam os últimos acertos para a cerimónia de abertura que terá lugar no majestoso estádio olímpico, denominado Estádio da Unidade e que foi inaugurado na terça-feira com a realização do jogo entre a selecção principal local e a selecção do Gana.

A cerimónia será honrada pela presença do Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, que naturalmente irá usar da palavra para desejar boas-vindas e boa estadia aos filhos do continente, mãe africana. 


Por: Alison Cabral/O Golo-GB

0 comentários:

Postar um comentário