terça-feira, 24 de março de 2015

FOOT CENTER ONDAME, UMA MINA DE TALENTOS FUTEBOLÍSTICOS

FOTO DE TREINOS DE FOOT CENTER ONDAME
A Academia “Foot Center Ondame” (FCO) é uma mina de talentos futebolísticos que montou o seu quartel-general nas instalações da Base Aérea da Guiné-Bissau. O FCO conta actualmente com cerca de quinhentos (500) atletas de diferentes faixas etárias entre escolinhas, infantis, iniciados, juvenis e juniores. Tem dez técnicos e um director técnico que trabalham com os jovens jogadores durante os dias úteis da semana. FCO já colocou três jogadores no mercado europeu, dois na Itália e um em Portugal.
O FCO foi criado há seis anos (Abril de 2009). Numa entrevista exclusiva a “O Democrata”, o presidente do referido centro, Alberto da Silva Dias (Beto), disse que a iniciativa surgiu quando era dirigente da equipa principal sénior de Ondame que militava na segunda liga nacional de futebol. Um cidadão de nacionalidade francesa, Richard Eminem, vira Beto a trabalhar com uma dúzia de miúdos e sugeriu a formação de uma Escola de futebol, avançando como nome de “Foot Center Ondame”.
A ideia inicial era apoiar filhos de funcionários públicos e órfãos, “mas foi crescendo até que se decidiu criar uma Academia. Começou a organizar-se então uma estrutura para materializar uma escola de futebol. A ideia de fundar uma escola de futebol vinha sendo desenvolvida desde 2000. Chegou-se a convidar o senhor João Domingos Nafatcha para tornar esse sonho uma realidade, mas este desculpou-se. Apenas em 2009 é que se conseguiu tornar o projecto uma realidade. Nafatcha foi o primeiro técnico convidado para trabalhar na academia na qualidade do conhecedor da formação dos futebolistas”.
Desde o ano passado que a FCO conta com uma parceria com a organização portuguesa, Position Number, que representa os interesses do clube francês Mónaco, que passaria a fornecer os equipamentos necessários para os treinos a Foot Center Ondame. Em 2014 o FCO recebeu da Position Number 400 kits para treinos, entre botas, camisolas, meias, calções e 100 bolas.
Segundo os responsáveis da FCO, a filosofia da Academia foi sempre ir ao encontro dos miúdos e formar um jogador guineense diferente. O exemplo disso são as zonas onde o projecto está presente, como por exemplo, os bairros de Bandim, em Cacoma, Quélélé, CIFAP e Madina. Mas neste momento funciona apenas na Base Aérea e no Bairro de Hafia.
Beto justificou o porquê de traçar o objectivo de fazer um jogador guineense diferente: “na verdade o maior problema dos futebolistas africanos em geral é no aspecto técnico e táctico, porque o seu contacto com a bola é muito reduzido. Por isso, centramos o acento tónico nestes dois aspectos, criando nas crianças uma capacidade de perfeição no domínio da bola”.
O FCO casou-se com a Position Number desde Janeiro de 2014, tendo já recebido muitos apoios em material desportivo, assim como uma assistência da organização lusa para o enquadramento dos atletas da Academia no futebol do velho continente.
O Foot Center Ondame já conta com três futebolistas na Europa, nomeadamente os irmãos gémeos Jean Claude e Jean Pierre, que estão no Sporting de Portugal e Sampdoria de Itália respectivamente, assim como Eduardo Baldé que está igualmente numa outra formação italiana. Neste momento a direcção da Academia prepara um grupo de 9 jogadores com todos os agendamentos feitos devendo deixar o país com destino a Europa. Apesar disso apenas os processos de três deles estão quase concluídos e se tudo correr como previsto seguirão viagem para o mercado europeu no primeiro trimestre deste ano.
Beto mostrou-se confiante na capacidade técnico-táctico dos seus atletas para um eventual teste de admissão nos clubes europeus.
A nossa reportagem assistiu a fase final dos treinos matinais dos miúdos da escolinha da Academia FCO. As crianças deixaram boas impressões e tudo indica que têm potencialidades e que no futuro poderão ser bons jogadores da nossa selecção nacional e revelarão grandes capacidades técnicas dentro do rectângulo do jogo.
No final da sessão matinal, “O Democrata” acompanhou a palestra do técnico Nhaté Mutna Boata com os miúdos. Este monitor aconselhou as crianças para se cuidarem durante o fim-de-semana e não contraírem lesões nos jogos em casa.
O nosso repórter teve uma conversa com uma criança que sonha jogar no Manchester United da Inglaterra. Questionada sobre o jogador que tem como referência, a sua resposta não foi tão comum. Erivelton António Nancassa de 14 anos contou a “O Democrata” que o seu ídolo é Betem Coulibali, o veterano futebolista que jogou vários anos no Benfica de Bissau. Concluiu expressando o desejo de ver os seus colegas de equipa chegarem ao mais alto nível do futebol mundial como ele próprio deseja atingir.
O Golo-GB/Jornal O Democrata
Fotografia: Marcelo N’ Canha Na Ritchi



0 comentários:

Postar um comentário