domingo, 3 de janeiro de 2016

Época desportiva 2015/2016: FFGB PREVÊ 200 MILHÕES PARA AS PROVAS INTERNAS

O Comité Executivo da Federação de Futebol da Guiné-Bissau prevê 200 milhões de Francos CFA para a realização das provas nacionais da época desportiva 2015/2016, de acordo com as informações avançada por um dos vice-presidentes daquela organização desportiva que gere o futebol nacional, Inó Embaló.
Falando à imprensa no fim-de-semana passada a margem da Assembleia Geral Extraordinária daquela instituição federativa, Embaló explicou que os associados aprovaram o orçamento de 200 milhões de Francos CFA para realização das provas domésticas para a próxima época desportiva.
“O orçamento previsto para este ano é de mais ou menos 200 milhões de Francos CFA”, contou o dirigente desportivo, para de seguida, avançar que o campeonato nacional da primeira divisão iniciará no próximo dia 16 de Janeiro de 2016.
Embora reconhecendo que sempre é difícil a realização das provas nacionais, que ao seu ver, deve-se a falta de subvenção do Estado as Federações. Contudo, garantiu que mesmo que se faça “pacto com diabo” o campeonato terá arranque em Janeiro de 2016.
Nesse particular, Inó disse que durante os quatro anos de mandato do Comité Executivo liderado por Manuel Irénio Nascimento Lopes, nunca receberam fundo de Estado para a realização do campeonato.
Questionado do porquê de assumir a responsabilidade de organizar o campeonato sem fundos de Estado, Inó disse que “assumimos essa responsabilidade porque é o Estado que temos. Ele deve assumir a sua responsabilidade de apoiar as Federações”. Acrescentando que a Federação consegue realizar provas domésticas graças aos seus fundos próprios, provenientes dos seus parceiros.
O mandato da Direcção da Federação de Futebol liderado pelo Manelinho termina já no dia 08 de Março do próximo. Nesse sentido Inó Embaló disse que o orçamento e o plano das actividades ora aprovados serão adoptados pela futura direcção que sairá das eleições, na medida em que são instrumentos aprovados pelos próprios sócios da Federação.
Todavia, Inó Embaló informou que será convocada assembleia Geral Ordinária no mês de Janeiro na qual serão agendadas a discussão e aprovação do relatório de contas e de actividades de 2014/2015.
Instado a pronunciar-se sobre as premiações aos vencedores das provas internas, Embaló disse que o assunto será uma matéria em discussão na assembleia geral do mês janeiro. Considerando que as premiações é um assunto que os próprios associados propõem para discutir com a Federação.
Ainda nesse particular, o semanário “O Democrata” soube que até agora o campeão Nacional da época 2013/2014, Nuno Tristão FC. Bula não recebeu o seu prémio.
Por seu turno, o Presidente da Liga de Clube da Guiné-Bissau, Bubacar Conté disse que a sua organização está disponível para assumir a realização do campeonato Nacional da Primeira divisão da próxima época.
Bubacar Conté informou que receberam as garantias verbais do Presidente do Comité Executivo que o campeonato nacional será realizado pela Liga de Clubes, pelo que disse fazer fé nas palavras de Manelinho.
Contudo, Conté disse que não foram abordados moldes da organização do campeonato na referida assembleia, mas foi agendado um encontro com a federação para discutir esse assunto ainda neste mês.
Bubacar Conté deixou claro que se a sua organização se encarregará de organizar o campeonato e o seu início será adiada, tendo em conta as férias da quadra festiva. Acrescentando ainda que não vão aceitar organizar o campeonato se a federação realizar o sorteio.
Saliente-se que na referida Assembleia Geral Extraordinária foram discutidos e aprovados o plano de actividade e orçamento para a época 2015/2016.
 O Democrata GB/O Golo GB


0 comentários:

Postar um comentário