quarta-feira, 8 de abril de 2015

GUINÉ-BISSAU JOGA O ACESSO À CAN - 2017

SELEÇÃO NACIONAL
A Guiné-Bissau está no pote 4 para o sorteio de qualificação de acesso a fase final do CAN-2017 e poderá defrontar grandes tubarões africanos, designadamente, Cote d’Ivoire, Ghana, Tunísia, Burkina Faso, Mali, Nigéria, Algéria.
No mesmo pote 4 estão as seleções de Namíbia, Seychelles, Burundi, Mauritânia,Tchad, Madagascar, São tome, Comores, Swazilândia, Sudão de Sul, Ilhas Maurícias e Djibouti. Estas seleções não vão poder defrontar os “Djurtus” visto que são do mesmo poule.
O sorteio será realizado hoje em Cairo a margem da Assembleia-geral da CAF, a ter lugar na capital Egipcia.
A Confederação Africana de Futebol aprovou o formato de apuramento à Taça das Nações Africanas de 2017 e Mundial 2018, em que o país organizador do CAN-2017 será anunciado, depois da Assembleia-geral da CAF.
A qualificação a 31ª edição do CAN deverá começar em Junho de 2015, nas datas FIFA, de 08 a 16. Pela primeira vez, o país organizador da prova irá participar na qualificação, uma medida semelhante a adotada pela UEFA para o Euro-2016 (A França, país organizador, participa na qualificação). Mas os pontos ganhos nos jogos frente ao país organizador não irão contar para a classificação dos grupos.
52 Seleções da CAF serão divididas em 13 grupos de quatro cada. O primeiro de cada grupo e os dois melhores segundo colocados das 13 poules qualificam-se para a fase final. No grupo onde estiver a seleção organizadora, apenas o primeiro colocado conta para o apuramento. Se, por desistência de alguma seleção, houver um grupo que fique apenas com três seleções, apenas o primeiro do grupo conta para a qualificação.
Também foi aprovado o modelo de apuramento para o Mundial-2018. Todas as seleções irão disputar três eliminatórias até sobrarem 20 seleções. As 20 equipas que ultrapassarem todas as eliminatórias serão distribuídas em cinco grupos onde apenas o primeiro ganhará bilhete para o Mundial-2018, a disputar na Rússia.
As pré-eliminatórias para o Mundia-2018 deverão arrancar em outubro. O sorteio da primeira fase será realizado a 25 de julho.


Por: Mamadú Lamine Marna(Jornalista da Radio Jovem)/O Golo-GB

0 comentários:

Postar um comentário