quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

“JOVEM PRODIGIO LUSO-GUINEENSE, JOSÉ GOMES TEM CONDIÇOES PARA JOGAR NA EQUIPA PRINCIPAL DO BENFICA E DA SELECÇAO DE PORTUGAL” NUNO GOMES



JOSÉ GOMES

O antigo avançado das aguias e actual Director geral da caixa futebol traça futuro risonho ao avançado natural da Guiné-Bissau de apenas 16 anos.
Em entrevista à revista do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol, Nuno Gomes foi instado a destacar um jogador que poderá seguir o trajecto de carreira que o próprio fez.

O director-geral da Caixa Futebol Campus, sem "querer ser injusto", optou por falar de José Gomes, jovem prodígio de apenas 16 anos mas que já atua pelos juniores do Benfica.

"Posso estar a ser injusto para os outros avançados, temos bons avançados em todos os escalões, mas posso dizer que um dos jogadores que nós achamos que vai ter condições para jogar na equipa principal e na Selecção é o José Gomes, que neste momento está nos juniores. É um avançado que tem feito a di­ferença nessa posição desde que chegou ao clube. Não quero estar a ser injusto com os outros, mas é um dos melhores pon­tas-de-lança que temos no Benfica neste momento."

Zé como é conhecido entre amigos nasceu em Bissau e está há pouco mais de três anos em Lisboa. A sua capacidade goleadora tem chamado a atenção de vários clubes europeus e já foi promovido aos juniores, equipa que representa regularmente ao lado do seu compatriota Alfa Semedo entre amigos Carvalho.


O jovem atleta foi descoberto pelo empresário Vital Sauane, acabou por ser apresentado ao Benfica, que garantiu a contratação do jovem quando este tinha apenas 13 anos.
Vital Sauane é, de resto, um empresário que já tinha antes disso trazido por exemplo o médio internacional guineense, Zezinho para o Sporting, e que possui uma academia em Bissau.
O empresário juntamente com o departamento de prospecção do Benfica, costuma organizar viagens para o clube encarnado com vista a sondar o mercado da Guiné-Bissau.
Foi numa dessas viagens que a contratação do jovem prodígio ficou assegurada.

  
José Gomes viajou no início da época seguinte para Lisboa, ficando a viver na Academia do Seixal, onde ainda habita, de resto. Apesar da mudança completa de ambiente, o jovem avançado teve de imediato um enorme impacto na formação encarnada. 
  
Na categoria de iniciados, apontou 25 golos na primeira época e 22 na segunda, em apenas 17 jogos, ajudando o Benfica a garantir o título nacional. 
  
Na última temporada, já como juvenil, fez 21 golos em 26 jogos e voltou a ser fundamental em novo título encarnado. Foi ele que marcou, por exemplo, o golo da vitória sobre o FC Porto, nos descontos da penúltima jornada, que tornou o Benfica campeão. 

Contando com uma excelente capacidade de aceleração com e sem bola, Zé Gomes é um ponta de lança extremamente móvel e que se envolve muito nas jogadas de ataque da sua equipa. 

Mesmo sendo pragmático nas suas ações, revela bom toque de bola, competência no um para um e enorme habilidade na proteção do esférico. Ademais, é um atacante forte na finalização e muito evoluído no capítulo do cabeceamento. Um diamante para lapidar no Caixa Futebol Campus."


Por:  Alison Cabral.
Fonte: Record

0 comentários:

Postar um comentário