terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

“É MAIS FÁCIL SER CAMPEÃO NA EUROPA DO QUE NA GUINÉ” – WILSON PEREIRA

O diretor desportivo do Sport Bissau e Benfica, Wilson Pereira Batista disse numa entrevista exclusiva ao BISSAU-LIFE que é mais difícil ser campeão na Guiné-Bissau do que na Europa.

...diretor desportivo do Sport Bissau e Benfica, Wilson Pereira Batista... 
Para Pereira, a sociedade guineense é muito mais exigente em relação a sociedade européia, acrescentando que, “guine há pessoas que sentem-se incomodados porque o Benfica tem um presidente branco que tem uma outra visão de futebol, que traz um autocarro, equipamentos de treino aliás”, sublinhando que todo era diferente no Benfica, mas mesmo assim a direção do clube nunca desistiu. O jovem responsável das águias de Bissau afirmou que entrou no futebol para fazer algo diferente para melhor.

BISSAU-LIFE (BF): Como diretor desportivo do Sport Bissau e Benfica, que comentário faz das contestações ao seu clube?

...Sede Nacional do Spot Bissau e Benfica....
WILSON PEREIRA (WP): As pessoas que estão a contestar esqueceram que os jogadores com acumulações de amarelos no campeonato podem limpar esses cartões nas partidas da taxa. Foi isso que aconteceu, daí que os jogadores em causa limparam os seus cartões no jogo de taxa com “Os Balantas” de Mansôa num jogo que não foi disputado devido a ausência da equipa nortenha daí a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) promulgou o jogo a favor do Benfica.

BL: Será que houve um momento onde a direção pensou que era impossível vencer o campeonato?

WP: Eu pessoalmente não, porque senti que tínhamos um plantel muito mais forte do que qualquer clube, só um exemplo, quando fomos a Bubaque na antepenúltima jornada o ambiente era terrível, fui ao encontro do treinador e disse lhe que o jogo vai ser disputado no campo e por tudo o que fizemos e com esses grandes jogadores que temos não há nenhum ambiente que pode nos assustar, por isso vamos sair como vencedores neste jogo e foi isso que aconteceu.

BL: Como é que estão a preparar o jogo da Super Taxa?

WP: Já estamos a trabalhar a muito tempo, ou seja, a dois meses, por isso estamos preparadíssimos mesmo que o final seja para esta semana, porque temos um plantel ao nível do ano passado e  com nível da confiança muito mais alto.

BL: Como está vosso plantel?

WP: Houve muitas alterações no nosso plantel, não estão: Aliu Ronaldo, Midana, Orácio e muito em breve vamos perder Bura, Sumaila, Anju e Iduino todos vão para a diáspora. Há outros também que se transferiram para os clubes nacionais, por isso contratamos jogadores de alto nível para colmatar essas saídas, por exemplo, o Lula que veio de “Balantas” de Mansôa, é um jogador que despensa qualquer apresentação, ainda contratamos alguns jogadores estrangeiros.

BL: Como surgiu a iniciativa da vinda do Sport Lisboa e Benfica B a Bissau e como está aquela escola de futebol financiado pela direção do Benfica?

WP: Estão a falar com a pessoa ideal para poder responder esta questão, porque foi a minha ideia, estive em Lisboa daí encontrei com o Armando Jorge Carneiro que era o responsável de toda a formação de Sport Lisboa e Benfica no Seixal, este homem é agora substituído no cargo pelo Nuno Gomes, na altura lhe disse por que é que não vamos abrir uma escola de futebol na Guiné-Bissau a semelhança daquele que têm em Angola e Cabo verde, logo pegou no telefone e ligou para o presidente Luis Filipe Vieira e deixou o telemóvel na viva voz, contou a ideia ao presidente logo recebeu um aval de Vieira, que por sua vez prometeu fazer abertura da mesma escola no mês de outubro passado o que não foi possível devido a alguns constrangimentos.

No que refere a escola estamos a trabalhar a meio gás, porque o nosso objetivo é ter o Estádio Lino Correia como o nosso quartel general, tendo em conta que pensamos numa escola de 400 crianças, mas infelizmente o estádio está em remodelação por isso recorremos a alguns campos dos bairros arredores, como por exemplo, Quelélé, Antula  e Bissack.

BL: O Benfica tem um projeto de construir seu próprio Estádio, como está este projeto?

WP: Posso confirmar que temos essa iniciativa e já temos o nosso espaço, agora a pessoa mais indicada para falar do assunto seria o presidente do clube, ele é que sabe qual será o timing certo, por isso, não posso adiantar nada.

BL: Já estão preparados para participar na Liga dos Campões Africanos?

WP: Quero dizer que temos muita vontade de poder participar naquela competição, porque é uma promessa que tínhamos feito aos nossos adeptos, mas sabemos qual é a realidade do nosso futebol, não há nenhum clube com os meios próprios e o Benfica não é uma exceção, não estou a dizer que já é impossível participar, mas eu pessoalmente não vejo grandes possibilidades de nos podermos representar o país nesta prova do continente.

BL: Já agora não receberam o vosso premio de campeão?

WP: Querro te dizer que não vencemos nada a única coisa que nos deram foi duas canecas por isso não recebemos e não acredito que vamos receber alguma coisa, infelizmente e o futebol que temos vais gastar muito e no fim recebes uma caneca, já agora faço uma pergunta a quem de direito como e que o futebol da Guiné pode desenvolver.

“SEGREDO DAS CONQUISTAS ESTÃO NO TRABALHO” – ROMÃO DOS SANTOS

...RomãoAntónio  dos Santos - Treinador do Benfica...
BL: Já tem recursos humanos suficientes para esta temporada?

RDS: Sim, apesar de termos perdido quase metade dos jogadores da época passada, principalmente os titulares, por isso, contratamos bons jogadores que aproveito para agradecê-los por ter vindo a este clube.

BL: O que é que os adeptos podem esperar para este ano?

RDS: Bem, no ano passado quando cheguei a este clube prometi muito trabalho, porque somente  com um trabalho sério que vamos ter a possibilidade de revalidar o título de campeão nacional, por isso, a minha promessa não vai mudar e será sempre o trabalho.

BL: Sumaila Djassi foi melhor jogador e melhor marcador, apontando 27 golos numa época, um feito inédito. Qual foi o segredo?

RDS: É verdade, não é nada fácil marcar 27 golos numa só temporada, mas o segredo está no grupo de trabalho.

SUMAILA DJASSI – “VOU TRABALHAR PARA CORRESPONDER COM AS EXPETATIVAS”
...Avançado Sumaila Djassi - Foto arquivo....

BL: Sumaila está a caminho do estrangeiro, o que é que os Guineenses podem esperar de você uma vez que muitos dos seus colegas saíram da Guiné como grandes jogadores e não conseguiram impor seus talentos lá fora.

SD: Eu acho que isso tem a ver com falta de gostar do seu trabalho, eu escolhi ser  um jogador de futebol, por isso, tenho que trabalhar muito para puder corresponder com as expectativas dos meus fãs.


Recorde-se que as águias de Bissau sagram-se campeão nacional da primeira divisão, assim como venceram a Taça de Guiné-Bissau em futebol e conquistaram a Super-Taça, este último prova que marca o início da presente época desportiva. Três troféus no reinado de Romão dos Santos em apenas uma temporada ao serviço do Sport Bissau e Benfica. O Benfica de Bissau fundado em 27 de Maio de 1944.

In GBISSAU/O Golo GB 
Foto: Wilson Pereira


0 comentários:

Postar um comentário