quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Cobiçado por Benfica e Porto: JÂNIO BIKEL FRUTO ORIGINAL DA ACADEMIA GUINEENSE


“O Democrata” elegeu como figura da semana, o futebolista luso-guineense Jânio Bikel que marcou, na jornada passada, o seu primeiro golo na Holanda, abrindo o caminho para o empate da sua equipa NEC Nijmegen da primeira liga holandesa. O atleta é fruto original da Academia Vitalaise de Bissau. O médio não passou por camadas de formação em qualquer clube luso, estando agora na rota de dois grandes de Portugal, nomeadamente o Benfica e o Futebol Clube de Porto.

Jânio Bikel
Aos vinte e um jogos na liga holandesa (Eredivisie), o jovem médio viu nascer seu primeiro tento que ajudou o seu clube a empatar a duas bolas, diante do zwolle na décima quinta (15ª) ronda do campeonato neerlandês. O golo do luso-guineense, que já foi equacionado pelo Benfica e FC Porto, foi apontado aos 53 minutos, permitindo que o NEC, que perdia ao intervalo por dois golos, recuperar da desvantagem e igualar o encontro a 2-2, assegurando assim 7º posto com 24 pontos, noticiou o jornal Record no seu site.

BIOGRAFIA

Jânio Bikel Figueiredo da Silva nasceu no dia 28 de Junho de 1995 em Bissau, possuindo também a nacionalidade lusa. Atualmente no NEC, onde está desde Julho de 2015, com um contrato válido até 30 de Junho de 2018 e com valor de mercado estimado em 750 mil Euros. Bikel joga como médio centro ou ofensivo. Em 2014, o jovem representou o SC Heerenveen da Holanda. Foi também internacional sub 19 português e ultimamente representa os sub 20 lusos. Seu agente é Bruno Meirelles.

Jânio, que de acordo com ‘Mais Futebol, cresceu jogando futebol nas ruas de Massamá, revelando ao que em Bissau jogava em academias, mas em Portugal nunca passou pelos escalões de formação de equipa nenhuma. Aos 15 anos foi fazer testes numa equipa espanhola, mas acabou por não concretizar essa oportunidade. Para não perder a forma, jogava nas ruas em Massamá. Acrescentou que um ano e meio mais tarde o seu agente apresentou-lhe ao Heerenveen onde jogou o seu primeiro ano na Holanda.


O Democrata/O Golo GB

0 comentários:

Postar um comentário