domingo, 27 de março de 2016

Polícia dispersou adeptos do Quénia com gás lacrimogéneo






A polícia queniana lançou este domingo gás lacrimogéneo para dispersar adeptos, no seguimento da derrota da seleção queniana em Nairobi frente à Guiné-Bissau (1-0), em jogo de apuramento no Campeonato das Nações Africanas de 2017.

A confusão instalou-se no Estádio Nacional Nyayo quando a seleção guineense marcou por Cícero, jogador do Paços de Ferreira, aos 85 minutos, num lance contestado pelos quenianos, que alegaram que a bola não transpôs a linha de golo.

O jogo esteve interrompido durante vários minutos devido a distúrbios entre os apoiantes do Quénia, o que poderá levar a Confederação Africana de Futebol (CAF) a punir aquela federação.

Fonte: Abola

“DJURTOS” VENCE NA QUENIA E LIDERA O GRUPO E COM 7 PONTOS


A selecção da Guiné-Bissau venceu hoje, 27 de Março, a seleção queniana de futebol por 1-0 na Quénia, com único golo de avançado, Cícero Semedo e assume lidera do grupo E com 7 pontos, beneficiando do empate a uma bola entre a Zâmbia e Congo.

ZEZINHO NA DISPUTA DE BOLA
O jogo contava para a quarta jornada do grupo E da fase de qualificação para o apuramento para o Campeonato africano das Nações (CAN 2017).
O jogo ficou, ainda marcado com uma paragem de mais 25 minutos, aos 83 minutos, quando a selecção nacional já vencia.

Os adeptos da Quénia atiraram objetos ao retângulo do jogo, em protesto ao resultado e a exibição da sua equipa.

Contudo, a seleção queniana esteve melhor da partida, até porque as melhores oportunidades sempre pertenceram a seleção caseira, mas a verdade é que a barra defensiva da seleção nacional esteve implacável e muito bem organizada.

Os “Djurtos” chegaram em vantagem aos 81 minutos do jogo, depois de um cruzamento de canto, a bola cruzou toda a área adversaria e Cícero Semedo apareceu sozinho e colocou a bola no fundo das redes, e o guarda-redes da Quénia tentou defender, mais o árbitro da partida disse que a bola já teria ultrapassado a linha limite.

Um golo muito protestado pelos quenianos, e esteve na origem na paragem do jogo por mais de 25 minutos.
O arbitro, deu ainda mais 6 minutos, mas mesmo assim o resultado não sofreu nenhuma alteração.

Com o triunfo, a seleção nacional passa assumir a liderança isolada do grupo E, com 07 pontos.


Quénia continua na ultima posição com um ponto, Zâmbia e Congo com 6 pontos cada.  

FONTE: ODEMOCRATA

ANSUMAANE FATI: "DEDICAMOS ESTÁ VITÓRIA AO POVO GUINENSSE"


O avançado da seleção nacional, Ansumane Fati Junior dedicou a vitoria de Djurtos na Quenia por 1-0, ao povo guineense.

o jogador manifestou, através do seu moral no facebook, a sua felicidade pelo momento vivido com a importante vitoria que permitiu a turma nacional assumir a liderança do E da fase de qualificação para o CAN-2017, na qual ainda deixou um apelo aos governantes.

"Orgulho deste grupo. Depois de mais de 14 horas da viagem grupo separados,  uns para Mali e outros para Dubai.
 Fizemos abota para pagar visto no aeroporto. Com toda esta dificuldade soubemos sofrer no jogo para arrancar está vitoria, orgulho deste grupo. Dedicamos está vitória ao povo guinensse. Governantes de Guiné já chega por favor estamos a um paço de fazer historia". escreveu o avançado, que começou o jogo no banco de suplentes.

TACIANA VICE-CAMPEÃ DO “GRAND PRIX DA GEÓRGIA”


A rainha de arena de Judo da Guiné-Bissau, Taciana Lima Baldé sagrou-se ontem, 25 de março 2016, vice-Campeã do “Grand Prix da Geórgia”, conquistando mais uma medalha de prata, na competição que vale pontos para o apuramento olímpico que se encerra em finais de maio próximo.

A internacional Guineense fez quatro lutas na categoria de 48 quilos. Ganhou o primeiro combate contra a atleta da Roménia, Dumitru por “IPPON” (um golpe que finaliza a luta com pontuação máxima).

A segunda vitória da judoca Taciana foi contra a ucraniana Cherniak que é a actual quinta colocada no mundial de 2015. Lima Balde venceu ainda a terceira luta contra a actual vice-campeã da Europa também com pontuação máxima “IPPON”, e na final perdeu para uma Romena por “IPPON”.

Taciana Lima Baldé procurou as redes sociais para manifestar a sua alegria pela conquista da medalha de prata, bem como agradecer o apoio da torcida.

“Ontem aqui em Tbilisi na Geórgia ganhei a medalha de prata no Grand Prix. Foi a minha primeira final em Grand Prix, estou feliz e agradecida pelo dia de ontem.Obrigada a que torcem por mim”, escreve na sua página oficial no facebook.

A judoca Guineense somou 180 pontos ao Ranking olímpico rumo ao jogos olímpicos do Rio de Janeiro (Brasil), que se realizará em Agosto de 2016.


De referir que Taciana Resende Lima Baldé é actualmente Tri-campeã de judo da África, tendo conquistado a última medalha de Ouro no Campeonato Africano de Judo que decorreu em Libreville (Gabão) em Abril de 2015.

Lima é primeira classificada no ranking africano e sexta colocada no ranking mundial da Federação Internacional de Judo.

Fonte: O Democrata

sábado, 26 de março de 2016

BUCUNDJI CÁ : "OS JOGADORES MERECEM RESPEITO"



os jogadores da selecção Nacional pedem respeito das autoridades desportivas e governamentais.

A intenção dos "Djurtos" foi tornada publico a imprensa, por Capitão da Selecção Nacional,  Bucundji Cá.

Salienta-se que depois da vitoria por 1-0 frente a selecção queniana a caravana desportiva recusou de viajar para Quénia, alegando falta de pagamento dos subsidio.

Nesse sentido, Bucundji Cá sublinhou que os jogadores merecem respeito da Federação de Futebol e do governo, porque segundo disse “ nós somos os primeiros a sofrer se a com a derrota da selecção”.

O capitão esclareceu ainda que os atletas não representam as cores nacionais pelo dinheiro, mas sim por amor a pátria, pelo que, na sua visão merecem respeito das autoridade federativa e governamental independentemente das divergências que possam existir entre as partes.

Bucundji disse que já estão fartos da desorganização nas viagens da selecção, pelo que pediu mudança radical nesse aspecto.

O Capitão dos Djurtos ameaçou que se o governo não cumprir os compromissos assumidos com a turma nacional nenhum jogador virá representar as cores nacionais nas próximas convocatórias.

Por: Redação

HUSSEIN GARANTE O SUBCIDO DOS “DJURTOS”


O Presidente do Sporting da Guiné-Bissau, Hussein Kamel Farhat emprestou à Secretaria de Estado de Juventude Cultura e dos Desportos 15 milhões de Franco CFA, para pagar os subsídios e prémios de jogo da quarta-feira frente a Quénia, aos jogadores da Selecção Nacional.


Depois da vitoria por 1-0 frente a selecção queniana na ultima quarta-feira, a caravana desportiva recusou de viajar para Quénia para defrontar aquela selecção no jogo agendado para este Domingo.
Os jogadores alegavam não terem recebido os prémios de jogo, e por isso não deslocaram para o aeroporto internacional, Osvaldo Vieira onde lhes aguardava um avião fretado para lhes levar de Bissau para Dakar, na quinta-feira.

Em declaração a imprensa, o Presidente leonino, Kamel Farhat sublinhou que o próximo jogo da selecção é fundamental para as inspirações do país na histórica presença numa fase final do campeonato africano das Nações. (CAN 2017).

“Estamos a um ponto dos dois primeiros lugares, penso que este jogo é fundamental, porque uma vitória é quase meio caminho andado para podermos sonhar na histórica presença na fase final do CAN)” Sublinhou o dirigente.


Apesar do atraso na partida da comitiva, Farhat mostrou-se optimista que o “Djurtos” poderá conseguir um resultado positivo na Quenia.

Por: Alcene Sidibé

SELEÇAO NACIONAL: PRMEIRO GRUPO JÁ SE ENCONTRA NO QUENIA


DJURTOS NO AEROPORTO DE DUBAI
A comitiva composta por 14 elementos da selecção Nacional já se encontra no Quénia desde primeiras horas da manha de hoje.

Outra comitiva de 11 elementos que viajou de Bissau, Dakar e Dubai, numa viagem de 10 horas de tempo, só chega às 17 horas locais (14 horas de Bissau).

A selecção joga amanhã, as 14 horas de Bissau (17h locais) e tem um treino de reconhecimento do relvado esta tarde no Quénia.
Recorda-se que selecção deslocou de Bissau com destino à Quénia, no inicio da tarde da sexta-feira.


Depois da vitoria por 1-0 frente a selecção queniana na ultima quarta-feira, a caravana desportiva recusou de viajar para Quénia para defrontar aquela selecção no jogo agendado para este Domingo, alegando falta de pagamento de prémios de jogo.

Por: Redaçao 

quinta-feira, 24 de março de 2016

DJURTOS PODEM VIAJAR AINDA ESTA MADRUGADA


a selecçao pode partir ainda na madrugada desta sexta feira para Quénia, depois cancelada a viagem que estava prevista para hoje.

as informações não oficiais, apontam que o diferendo entre o governo e a comitiva já está a ser ultrapassada.



Segundo o jornal "Bola na Bantaba" a comitiva que devia partir hoje para Quénia, não apareceu no aeroporto onde lhes aguardava um avião do Air Senegal fretado para levar-lhes de Bissau à Dakar. Depois de várias horas de espera, o avião partiu de regresso sem nenhum jogador.

De acordo com as informações, os jogadores reclamavam os subsidios e prémios de jogo. Também há relatos de que, no hotel, dos 18 milhões, o governo terá pago apenas 6 milhões.

Noticia em actualização.....

SAMI FORA DO PRÓXIMO JOGO COM QUÉNIA


O avançado da selecção nacional, Leocísio Júlio Sami, está fora do próximo jogo por ter alegadamente recusado a entrar na partida contra o Quénia, em Bissau. O jogador terá  protestado pelo facto de ter sido remetido à condição de suplente no jogo.

Insatisfeito com a atitude do jogador, Romão Dos Santos, um dos técnicos da selecção de todos nós, foi peremptório em afirmar que Sami será desconvocado.
Em declaração à Rádio Jovem e o Blog “O Golo GB”, no final do jogo frente a QuéniaRomão dos Santos assegurou que o atleta (Sami) não foi escalado de inicio porque realizou apenas  um jogo treino.
“O comportamento do jogador vai ser resolvido no balneário”, acrescentou  Romão dos Santos aparentemente com nervos a flor da pele e revoltado com a atitude do jogador que actua na Turquia.
O jovem extremo que devido a longa viagem de Turquia à Guiné-Bissau, só chegou a concentração nas vésperas do jogo.
Contudo, teve oportunidade de participar nos dois últimos treinos da selecção nacional.
Romão dos Santos argumentou ainda que não podia escalar nos onze da selecção nacional, jogador que apenas  realizou uma sessão de treino em detrimento de aqueles que quase chegaram mais cedo a concentração dos “Djurtus”.
Baciro Candé, técnico principal da selecção nacional, não comentou no final de jogo, a atitude de Sami remetendo o assunto ao balneário.
Na opinaio do comentador desportivo, Edgar Carlos Pires, um jogador da cravera de Leocísio Júlio Sami não pode ter este comportamento perante ao povo guineense.
Para Edgar Carlos Pires o atleta não deve nunca mais voltar a vestir a camisola da selecção de todos nós.
“Isto demonstra a falta de respeito ao governo e à federação de futebol e ainda ao povo guineense, notou ainda Edgar Carlos Pires.
De acordo com o comentador, a disciplina e rigor deve reinar no seio da equipa nacional.
Questionado pelo repórter da Radio Jovem sobre o seu comportamento, Leocísio Júlio Sami limitou-se a dizer que foi um bom jogo e saíu directamente para o balniario sem comprimentar os seus colegas.
Mas segundo informaçoes na posse do “O GOLO”, Sami que joga Akhisar da primeira liga Turca de futebol ao lado do seu compatriota, Ricardo Vaz Tê por empréstimo de FC Porto terá confessado o seu pecado em sinal de arrependimento pelo sucedido e saiu com lágrimas para o  balneário.
Considerado por muitos analistas desportivos como um dos pilares da selecção nacional, Sami é um jogador que joga como extremo ou em terrenos interiores, como avançado ou segundo avançado.
Leocísio Júlio Sami tem 27 anos (nasceu em Bissau, a 18 de Dezembro de 1988) e, como sénior, já representou cinco equipas como Eléctrico Futebol Clube, Desportivo das Aves, Centro Desportivo de Fátima, Marítimo, Sporting de Braga e Vitoria de Guimaraes.

Por: Alison Cabral/ Filomeno Sambú

CONDUTO DE PINA DEDICA VITÓRIA DA GUINÉ-BISSAU A MANELINHO


O Secretário de Estado dos Desportos, Conduto de Pina, dedicou a última vitória da Selecção de futebol ao Presidente Cessante da Federação, Manelinho que não esteve presente no estádio devido o diferendo existente entre o governo e o organismo que gere o futebol nacional.
CUNDUTO DE PINA: FOTO ARQUIVO
Visivelmente satisfeito com o triunfo dos “Djurtus”, Conduto de Pina realçou o papel desempenhado tanto pela instituição que dirige como o da  federação de futebol na pessoa de Secretária geral do organismo.
Falando aos jornalistas no final do desafio, Conduto de Pina, revelou que sempre acreditou na vitoria da selecção.
“Sempre acreditei na vitória da selecção mesmo antes do jogo”, reforça Conduto de Pina.”
declaração do governante acontece numa altura em que circulam informações de que o executivo está a ponderar retirar o estatuto de utilidade pública à Federação de Futebol, alegando irresponsabilidade e esbanjamento de dinheiro público.
A Secretaria de Estado dos Desportos, acusa de forma implícita o presidente cessante da federação guineense de futebol, Manuel Nascimento Lopes, de ao invés de gerir a instituição, “passa a vida a insultar o governo”.
Para o líder cessante da Federação de Futebol, o executivo premente com esta acusação transferir para a federação de futebol as disputas políticas e problemas internos do PAIGC.
Na opinião do Conduto de Pina, é chegada  altura de fazer mudanças drásticas a nível do desporto nacional, com destaque para o futebol. 
“É fundamental fazer mudanças profundas e positivas com rigor e disciplina de forma a criar melhores condições de trabalho para os jovens atletas”, defende Conduto de Pina.”
Neste particular, acrescenta ainda que o Governo vai continuar a criar melhores condições de trabalho à selecção. Todavia, alerta que é fundamental a organização dentro da estrutura da federação de futebol.
De recordar que no debate desportivo “Radio Futebol” da Radio Jovem, o Secretário de Estado dos Desportos acusou aquela instituição federativa do país de “gastar muito dinheiro público” com os jogos da selecção, “mas sem resultados práticos”.
“A federação gasta com a selecção mais de 100 milhões de francos CFA por cada jogo.Esse dinheiro dava para resolver os problemas nos hospitais”, lamenta.
Por: Alison Cabral/ Filomeno Sambú


quarta-feira, 23 de março de 2016

GUINÉ-BISSAU VENCE QUENIA ( 1-0)



A selecção guineense de futebol venceu hoje a formação queniana por 1-0 e assume a terceira posição do grupo E da fase de apuramento para o Campeonato Africano das Nações.

O jogo contava para a terceira jornada da fase de apuramento para o CAN-2017 que se realizará em Gabão.

O único golo da partida foi apontado por Idrissa Camará (Idi Computador) aos 17 minutos.

A selecção nacional mostrou muito cedo que pretendia vencer a partida, dominando o encontro, através da gestão e controlo cuidadoso da circulação da bola.

Os comandados de Baciro Candé mostraram garras e um futebol atractivo, durante quase todo o encontro.

Aos 17 minutos, Idi computador recebeu um um cruzamento de Piquete na zona direita, antecipando o defensor queniano e de cabeça colocou a bola no fundo das redes e colocou os djurtos em vantagem.

O resultado que não sofreu alteração até ao apito final, mas na parte final do encontro, a turma nacional baixou de rendimento e a equipa adversaria instalou-se no meio campo.

E apesar de muitas tentativas a barra defensiva comandada por Juary não cedeu e não permitiu que a muralha defensiva fosse derrubada.

Com a vitória, a selecção Nacional isola-se no terceiro posto com quatro pontos, menos um do que os dois comandantes, Congo e Zâmbia, que empataram 1-1, enquanto o Quénia é quarto com apenas um ponto.


Por: Alcene Sidibé   

500 EFECTIVOS ASSEGURAM O JOGO ENTRE DJURTOS E QUENIA


O Comissário Nacional Adjunto para a Área de Operação e Segurança da Policia de Ordem Pública, promete colocar no Estádio Nacional 24 de Setembro para o jogo de hoje entre a selecção da Guiné-Bissau e a sua congénere de Quénia, quinhentos agentes de segurança para a manutenção de ordem no estádio.


Celso de Carvalho falava em conferência de imprensa para pedir a colaboração e o civismo aos adeptos das duas equipas durante o inicio e o final do jogo entre a Guiné-Bissau e o Quénia.

Por: Redação

DJURTOS AMADOS PELO POVO




BACIRO E ROMÃO COMANDAM DJURTOS ESTA TARDE


A conta gota para a estreia dos dois técnicos nacionais a frente da equipa técnica da selecção nacional, Baciro Candé e Romão dos Santos respectivamente.


Os dois técnicos são postas em prova frente a selecção queniana de futebol forem 16H00.

Os dois técnicos são conhecedores da selecção, sendo que todos já passaram na equipa técnica dos Djurtos.

Por exemplo, Romão dos Santos fez parte da equipa técnica dos Djurtos que defrontou a Quénia nas duas partidas oficiais, na qual desempenhava as funções de adjunto treinador, sob comando do português, Norton de Matos.


Enquanto, Baciro Candé já esteve a frente dos Djurtos por mais de 8 anos.

DJURTOS RECEBE QUENIA


Os djurtos e a selecção queniana defrontam-se esta tarde no estádio 24 de Setembro quando forem 16 horas.

O jogo conta para a terceira jornada do grupo E da fase de apuramento para CAN-2017 que se realizará em Gabão.

As duais equipas já se defrontaram oficialmente duas vezes, para a fase de apuramento para o CAN 2012.

No primeiro jogo em Bissau, a turma nacional venceu por uma bola a zero, com o golo apontado por avançado Niche na parte final do encontro.

No segundo jogo disputado na Quenia, a seleçao nacional foi derrotada por 2-1.


segunda-feira, 21 de março de 2016

“QUEREMOS INVERTER A IMAGEM DO ULTIMO JOGO”—ERIDSON


O defesa central da selecção nacional, Eridson Mendes Umpeça disse que o grupo está dedicado para conquistar um resultado positivo, repondo uma boa imagem afectada com os dois últimos resultados da selecção.

“ Sabemos que será difícil, mas o grupo está dedicado e determinado para conseguir um bom resultado para repor a imagem positiva afectada com últimos resultados” notou o atleta em conferência de imprensa depois da sessão dos treinos da selecção nacional.

O jogador destacou ainda o apoio dos adeptos, pedindo uma casa cheia ao apoio a djurtos.


Por: Alcene Sidibé

SAMI JÁ TREINA SEM LIMITAÇÕES COM GRUPO


O Avançado da Selecção Nacional Leocísio Júlio Sami foi Integrado aos treinos da Selecção nacional dos Djurtos. 

O jogador que chegou Esta Segunda Feira, proveniente de Turquia, já realizou o seu primeiro Treino sob orientação de Baciro Candé e Romão dos Santos na tarde desta segunda-feira.

O avançado treinou sem limitações e poderá garantir um lugar nos 11 escolhidos dos dois técnicos nacionais para jogo da quarta-feira frente a Quénia, visto que tem sido titular com regularidade na zona direita do ataque nacional.


Dissipadas as dúvidas em torno do avançado guineense - se bem que era dado como baixa da selecção devido aos problemas de voo para chegar a tempo a Bissau, ainda que a equipa técnica já havia anunciado a disponibilidade de Sami para o jogo de quarta-feira.
Por: Elvis da Silva
foto: Braima Darame

DJURTOS CUMPREM MAIS DOIS SESSÕES DE TREINOS


A seleçao nacional da Guiné-Bissau vai cumprir hoje mais dois sessões de treinos no estádio 24 de Setembro, sob orientações de mister Baciro Candé e Romão dos Santos.



Quando forem 11 horas de manha os 25 jogadores disponíveis às ordens dos dois técnicos nacionais cumprem o treino matinal. Às 16 horas cumprem ainda o segundo treino.

Depois de cumprir a sessão de treino no período da tarde, o seleccionador, Baciro Candé considerou que o estado de espírito dos jogadores está saudável adiantando que as suas condições físicas estão muito bem.

Candé disse ainda que o conjunto nacional está a assimilar muito bem o aspecto táctico em função da sua filosofia, destacando a capacidade de assimilação dos atletas.

Baciro Candé disse conta com os jogadores que ainda não se apresentaram no centro de estágio, considerando que estes são mais-valia para a selecção nacional no próximo encontro.

Convidado pela imprensa a comentar sobre a equipa adversária, o seleccionador nacional desvalorizou a poderio da selecção queniana. Candé disse que preocupa apenas com a estrutura da sua equipa.

Por: Alcene Sidibé


 FOTO: Braima Darami

quinta-feira, 17 de março de 2016

ATLETAS NACIONAIS NO INTERCÂMBIO EM SENEGAL


Vinte atletas guineenses estão desde primeira hora de hoje [17 de Março de 2016] em Ziguinchor para um intercâmbio desportivo.


Durante dois dias na terra senegalesa os atletas vão competir com seus colegas de Ziguinchor nas disciplinas de 100m, 200m, 400m, 1500m, 5000m e estafeta 4 x100.

Em declarações ao programa desportivo ‘Contra-Ataque’ da Rádio Voz de Quelélé, Carlos Aberto Vieira vice-diretor técnico da federação de atletismo, disse que o intercâmbio vai permitir os corredores nacionais adquirirem mais experiências.

Matchu como também é conhecido nas pistas, considera positiva a segunda jornada de atletismo realizado no mês de fevereiro passado, destacando assim o empenho e rendimento dos seus soldados e aproveitou a ocasião para elogiar os trabalhos dos juízes que segundo ele melhoraram bastante em relação ao ano passado.

Salienta-se que o Atletismo é a base de toda atividade desportiva desde os tempos mais remotos, até os nossos dias.


Por: Carlos Amadu Baldé

DIVULGADA A LISTA OFICIAL DOS PRÉ-CONVOCADOS



O seleccionador nacional, Baciro Candé divulgou hoje a lista oficial dos jogadores pré-convocados para os dois embates dos “Djurtos” frente a selecção queniana de futebol, nos dias 23 e 27 de Março, referente a terceira e quarta jornada do grupo E, de fase de apuramento para o Campeonato Africano das Nações.

A lista de Candé contem várias novidades entre os quais figuram alguns atletas que militam no campeonato nacional.

Eis a lista dos convocados:


Jonas Mendes, Rui Dabó, Romario, Juari, Emanuel, Rudinilson, Eridson, Tino, Mamadu Candé, Agostinho Soares, Beto, Nanizio, Bruno, Sana, Lote, Toti, Piquete, Lula, Idi, Bata, Ansu, Bucundji Cá, Falilo, Zezinho, Mário, Amido, Santos, Ensa Fati, Ibraima só, Cícero, Tomas Dabó, Toni Sá Brito e Sami.

Por: Elves da Silva 

terça-feira, 15 de março de 2016

CONHEÇA A LISTA DOS CONVOCADOS DE BACIRO CANDÉ


A selecção nacional de futebol da Guiné-Bissau e a selecção queniana defrontam-se em Bissau no próximo dia 23, e na Quénia no dia 27 de Março, para os jogos da terceira e quarta jornada de fase de apuramento para o Campeonato africano das Nações. (CAN 2017).

De acordo com a “Bola na Bantaba” a lista de Baciro Candé contem 11 novidades.  

Eis a lista dos 25 jogadores:

Jonas Mendes, Eliseu Cassamá, Rudinilson Silva, Juary Marinho Soares, Agostinho Soares, Nanisio Soares, Francisco Santos Junior, José Luís Mendes, Cícero Semedo, Piquete Djassi, Ansumane Fati, Rui Camará Dabó, Emanuel Mendes, Eridson Mendes Umpeça, Mamadu Candé, Beto Ernesto Cathiam, Lassana Camará, Bruno Gomes, Leocísio Sami Mutaro Embaló (Bata), Idrissa Camará, Bucundji Cá, Ivanildo Soares Cassamá, Ibraima Sow e Amido Baldé.


Por: Redacção 

segunda-feira, 14 de março de 2016

MUNIRO CONTÉ SATISFEITO COM PROMESSA DO GOVERNO


Presidente da Federação de Luta Livre da Guiné-Bissau, Muniro Conté reagiu com grande satisfação a homenagem que governo de Guiné-Bissau pretende fazer para o lutador guineense, Augosto Midana tricampeão africano da categoria de 74 kg.

O governo prometeu que vai oferecer uma casa ao lutador Augusto Midana, e passará a receber um salário mensal como um funcionário público.

Falando esta segunda feira, numa entrevista exclusivo ao espaço desportivo “4 linhas” da Rádio Sol Mansi, Muniro Conté agradece a iniciativa do governo guineense.

Em relação a fixação de subsidio que o governo pretende estabelecer para o atleta, Muniro recordou que no ano passado,depios de regresso de comitiva guineense da Alexandria onde Augosto Midana foi Bicampeão na altura, o primeiro Ministro Domingos Simões Pereira instruiu ao antigo Secretario de Estado da Juventude Cultura, Tomas Barbosa para dois aspectos fundamentais , “primeiro era fixação de subsidio para todos atletas de Elite onde está Augosto Midana , quintino intip , Jacira Mendonça, Older da Silva no atletismo e o judoca Taciano Baldé”.


Porem, a construção de centro de alto rendimento, como forma de contribuir para emancipação desta modalidade a nível nacional.

Por: Idjé da Costa

GOVERNO PONDERA RETIRAR A UTILIDADE PUBLICA A FFGB


O secretário de estado do desporto da Guiné-Bissau, Conduto de Pina, disse esta sexta-feira que pondera retirar o estatuto de utilidade pública à federação de futebol, que acusa de irresponsabilidade e esbanjamento de dinheiro público.

Em declarações a Rádio Jovem no programa desportivo “Rádio Futebol”, Conduto de Pina acusou, de forma implícita o presidente da federação guineense de futebol, Manuel Nascimento Lopes, de ao invés de gerir a instituição, “passa a vida a insultar o governo”.
“Tem que haver disciplina e organização na federação de futebol, e tem de prestar contas do dinheiro que recebe do estado, caso contrário, poderá ser retirado o estatuto de utilidade pública”, defendeu o governante.

O secretário de estado da juventude, cultura e desporto acusou ainda aquela instituição federativa do país de “gastar muito dinheiro público” com os jogos da selecção, “mas sem resultados práticos”.

Conduto de Pina acusou a federação guineense de gastar dinheiro equivalente às deslocações da selecção portuguesa para, por exemplo, ir jogar à Rússia, mesmo sabendo que aluga os aviões para as viagens.

“A federação gasta com a selecção mais de 100 milhões de francos CFA por cada jogo [cerca de 12.000 euros], esse dinheiro dava para resolver os problemas nos hospitais”, sublinhou o governante, para de seguida denunciar o que diz ser irresponsabilidade por parte da federação que deve ser corrigido.

“O que se passa na nossa federação não acontece em mais nenhuma federação do mundo”, observou Conduto de Pina, apontando o facto de a federação ter “mandado embora” o treinador português Paulo Torres “sem razão plausível”. Para Conduto de Pina, a federação “não tem razão” com a forma como quer despedir Paulo Torres, que afirma, fez a Guiné-Bissau subir no ‘ranking’ da FIFA de 190.º para 149.º lugar. Paulo Torres “teria toda razão se apresentar uma queixa na FIFA contra a Guiné-Bissau”, observou o mesmo responsável.

A federação guineense de futebol anunciou no final do mês de Fevereiro ter dispensado os serviços de Paulo Torres, chamando para o seu lugar Baciro Candé, o treinador do Sporting da Guiné-Bissau.

Por: Idjé da Costa

quinta-feira, 10 de março de 2016

GUINES LIGA SUSPENSA PELA FALTA DE VERBAS


A Federação guineense de Futebol suspendeu hoje todos os jogos do campeonato nacional referentes a oitava jornada da primeira divisão, alegando a falta de verba financeira para suportar a sua realização.

Em declaração ao “O Golo GB”, um dos vice Presidente do comité Executivo da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Joãozinho Mendes sustenta que a instituição federativa do país não tem meios financeiros para continuar com o campeonato, adiantando que não receberam apoios de qualquer instituição para o efeito.

“ A federação não recebeu apoio de qualquer instituição, para poder continuar com o campeonato nos termos regulares, como sabem, o Estado não deu nenhuma subvenção à federação. Os custos do campeonato foram suportados pela federação e pelo seu presidente até aqui” precisou o dirigente.

Joãozinho avançou ainda ao “O Golo GB” que agora sem apoios de governo a federação não vai poder continuar as jornadas que restam do campeonato da presente edição.

As informações na posse de “O Golo GB” indicam que, o governo tem uma divida de cerca de 230 milhões de francos CFA com a Federação de Futebol guineense.

Porem, o Secretario de Estado da Juventude, Cultura e dos Desportos, Conduto de Pina considera que o governo só vai poder pagar a divida depois da aprovação do Orçamento Geral de estado para o ano 2016.


Por: Ivaristo Sá