segunda-feira, 14 de março de 2016

GOVERNO PONDERA RETIRAR A UTILIDADE PUBLICA A FFGB


O secretário de estado do desporto da Guiné-Bissau, Conduto de Pina, disse esta sexta-feira que pondera retirar o estatuto de utilidade pública à federação de futebol, que acusa de irresponsabilidade e esbanjamento de dinheiro público.

Em declarações a Rádio Jovem no programa desportivo “Rádio Futebol”, Conduto de Pina acusou, de forma implícita o presidente da federação guineense de futebol, Manuel Nascimento Lopes, de ao invés de gerir a instituição, “passa a vida a insultar o governo”.
“Tem que haver disciplina e organização na federação de futebol, e tem de prestar contas do dinheiro que recebe do estado, caso contrário, poderá ser retirado o estatuto de utilidade pública”, defendeu o governante.

O secretário de estado da juventude, cultura e desporto acusou ainda aquela instituição federativa do país de “gastar muito dinheiro público” com os jogos da selecção, “mas sem resultados práticos”.

Conduto de Pina acusou a federação guineense de gastar dinheiro equivalente às deslocações da selecção portuguesa para, por exemplo, ir jogar à Rússia, mesmo sabendo que aluga os aviões para as viagens.

“A federação gasta com a selecção mais de 100 milhões de francos CFA por cada jogo [cerca de 12.000 euros], esse dinheiro dava para resolver os problemas nos hospitais”, sublinhou o governante, para de seguida denunciar o que diz ser irresponsabilidade por parte da federação que deve ser corrigido.

“O que se passa na nossa federação não acontece em mais nenhuma federação do mundo”, observou Conduto de Pina, apontando o facto de a federação ter “mandado embora” o treinador português Paulo Torres “sem razão plausível”. Para Conduto de Pina, a federação “não tem razão” com a forma como quer despedir Paulo Torres, que afirma, fez a Guiné-Bissau subir no ‘ranking’ da FIFA de 190.º para 149.º lugar. Paulo Torres “teria toda razão se apresentar uma queixa na FIFA contra a Guiné-Bissau”, observou o mesmo responsável.

A federação guineense de futebol anunciou no final do mês de Fevereiro ter dispensado os serviços de Paulo Torres, chamando para o seu lugar Baciro Candé, o treinador do Sporting da Guiné-Bissau.

Por: Idjé da Costa

0 comentários:

Postar um comentário